Mensagem da Semana:

Quando te vi, amei-te já muito antes.
Tornei-te achar-te quando te encontrei. (Fernando Pessoa).

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dicas para uma vida saudável

1.       Tudo em excesso faz mal.
2.       Faça exercícios físicos regularmente.
3.       Tenha sempre uma alimentação balanceada, com frutas e verduras.
4.       Habitue-se a comer devagar, mastigando bem os alimentos.
5.       Beba bastante água, cerca de 7 copos por dia.
6.       Durma pelo menos 8 horas por noite.
7.       Ria mais.
8.       Seja gentil com o seu corpo.
9.       Faça mais amigos.
10.   Reserve um tempo para o lazer.

Histórias de familia

Aguardando aprovação do texto para publicação

Quando a família perde um membro

Aguardando aprovação do texto para publicação

Ajudando a escolher a profissão dos filhos

Aguardando aprovação do texto para publicação

Meus filhos cresceram

Aguardando aprovação do texto para publicação

Dos primeiros passos à escola

Aguardando aprovação do texto para publicação

Primeiro ano de vida dos filhos

Aguardando aprovação do texto para publicação

Já não somos só dois

Aguardando aprovação do texto para publicação

Descobrindo as diferenças

Aguardando aprovação do texto para publicação

Sob o mesmo teto

Aguardando aprovação do texto para publicação

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dicas para um bom convívio


Nosso compromisso é apresentar “dicas” que possam servir de pontos para reflexão, nunca apresentar receitas. Estamos falando de pessoas que são diferentes e reagem de forma individualizada aos estímulos que recebem.
       
1.       O que serve para uma pessoa pode não servir para outra.
2.       A referência não deve ser você. O melhor padrão é reconhecer e respeitar as diferenças.
3.       Ponha-se sempre no lugar do outro.
4.       Escute, escute, escute e escute para só então pensar em falar.
5.       Compreender não implica em concordar por isso inicie tentando compreender.
6.       Seja sempre verdadeiro.
7.       Viver bem com outra pessoa será sempre uma escolha das partes.
8.       Fale somente o que edifica, se o que vai ser dito não contribuir para edificar, não fale.
9.       Seja sempre duro com os problemas e sempre gentil com as pessoas.
10.   Amar faz bem para pessoa que é amada e para a que ama.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

E tudo começou com o mamute

Os indivíduos se uniram porque ... disse Deus: não é bom que o homem viva só, far-lhe-ei alguém que lhe ajude... sozinho não havia como vencer o mamute.

A necessidade de se unir a alguém é tão antiga quanto o próprio homem e se manifesta em diversos momentos da vida: desde quando se nasce há necessidade da companhia de alguém, da ajuda para vencer os desafios que são propostos: comer, vestir, aprender a sobreviver, esse é um dos maiores ganhos que decorrem da convivência.

A convivência trás consigo implicações que nem sempre estamos prontos para compreender ou aceitar, quando um mamute era abatido, surgia à necessidade de dividir o alimento, algo que não é próprio dos animais foi o momento de deixar de ser animal para iniciar o processo de humanização.

Os terapeutas familiares afirmam que a família é mais do que uma coleção de indivíduos separados: é um sistema, um todo orgânico cujas partes funcionam de uma maneira que transcende suas características separadas. Todavia, mesmo como membros de sistemas familiares, não deixamos de ser indivíduos, com corações, mentes e desejos próprios.

Assim também ocorre com as organizações que se constituem a partir da união de pessoas que, juntas, decidem enfrentar os “mamutes”, não deixando, no entanto, suas características, suas competências e tudo aquilo que as tornam únicas.

A maioria das empresas surgiu do sonho de uma pessoa que ao longo do tempo foi tomando forma e concretizando os resultados. Quando se compreende que os resultados são decorrentes da implementação de estratégias, dedica-se mais tempo na formulação de um planejamento que atenda as expectativas e realize os resultados esperados.

Por isso, antes de se encantar por alguém é preciso ter um sonho e um bom planejamento para, então, pensar em associar-se e assim constituírem, juntos, o grande projeto da vida que é ser feliz. 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Família Feliz S.A.

Errais por não conhecer... Essa expressão encontra-se na Bíblia e faz referencia a atitude humana no que diz respeito ao nosso modo de viver e nos alerta sobre os riscos da falta de conhecimento. Acreditamos que “acertar é humano” por isso nos empenhamos tanto em acertar, é certo que também cometemos erros, embora não seja esse o objetivo de vida de ninguém.

A idéia inicial do “Família Feliz SA” foi trazer para as pessoas um pouco da nossa experiência como família e também como acadêmicos que temos observado o quanto, de modo geral, as pessoas não se preparam para constituírem uma família e muito menos para ter filhos.

Sabemos que existem várias escolas formando empreendedores, entretanto não é comum vermos escolas para constituir famílias.  O “SA” não constitui uma forma reducionista de tratar a família e sim de criar uma metáfora para que seja possível discutir as questões sobre a família de uma maneira mais objetiva.

Dessa forma vamos tratar a família e seus desafios como sendo uma empresa, que necessita de um bom planejamento, um bom plano de negócio e de pessoas que estejam preparadas para colocar em ação tudo que foi pensado. Sendo assim, quando pensamos na família, também imaginamos a necessidade de se definir a missão, a visão de futuro, os valores, as crenças e também o negócio, etc.

Toda família se constitui ou é chamada para dar certo, para gerar resultados: filhos que produzirão riquezas para a sociedade, entretanto, algumas não conseguem cumprir seus chamados, ficam pelo caminho gerando sofrimento e dor. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE saímos em 1984 do patamar de 62.547 separações para em 2002 atingirmos 97.260 separações judiciais. O IBGE na mesma pesquisa também informa que cresceu o número de casamentos, ou seja, as pessoas continuam acreditando no sonho de constituir uma família.

É nesse momento que queremos contribuir com o que somos e vivemos. Uma família que desfruta da alegria de viver em paz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Voltar ao Topo